Parabéns síndicos!

0estudo-de-viabilidade-de-projetos

Dentre tantos assuntos abordados ao longo do ano sobre legislação, administração, cotidiano, manutenção, novas tecnologias, lazer e demais temas de interesse dentro de um condomínio, nesta edição do Jornal do Síndico o assunto principal é o próprio síndico. Essa figura fundamental dentro de qualquer espaço coletivo que tem o dia 30 de novembro como sua data comemorativa.

Se antigamente a função de síndico era exercida predominantemente por pessoas idosas, geralmente aposentados, que não tinham outras obrigações fora de casa, podemos constatar que as coisas já não são como eram antes. O perfil do síndico mudou e muito nas últimas décadas. Acompanhando a emancipação dentro da sociedade, a mulher também ganhou espaço dentro dos condomínios e hoje muitas delas são síndicas.

A idade se tornou um elemento variável e não condicionante. Tanto há o aposentado que resolve usar seu tempo livre para administrar o condomínio em que vive, quanto há o jovem que assume essa responsabilidade por entender a importância de dar sua contribuição ao espaço em que habita ou trabalha. Sim, porque ao falar em “condomínio”, não nos referimos apenas aos residenciais. Edifícios empresariais também constituem um tipo de propriedade coletiva e estão sob a égide das mesmas regras que regem um prédio de moradias.

Seja comercial ou residencial, vertical (com andares) ou horizontal (com casas), em qualquer condomínio deve existir a figura do síndico. Nesse contexto, ele é sinônimo de administrador. É a pessoa que vai gerir o patrimônio conjunto em benefício da coletividade.

Feliz Dia do Síndico neste mês de novembro!